Skip to content

Palavras Chaves ‘pele’

29
Jun

Bases Faciais – De Pronta Entrega

 

As bases faciais são destinadas a acrescentar, igualar a cor, ou cobrir manchas em peles de mulheres de todos os fototipos. As bases faciais disponíveis para a pele caucasiana devem ser formuladas em pelo menos 7 a 8 tons; entretanto, as bases faciais para pele negra devem ser formuladas em pelo menos 10 a 12 ou mais tons para cobrir a variada pigmentação da pele. Em termos gerais, uma base facial é um hidratante pigmentado, que pode ser feito conforme especificações para prover as necessidades de vários tipos de pele.
A base facial é aplicada sobre a face, diariamente e por período prolongado. Por esta razão, desempenha importante papel no tratamento da pele, mas também é o cosmético facial com maior probabilidade de causar problemas. A base facial é um produto relativamente moderno, inventado e patenteado por Max Factor em 1936, usada primariamente na indústria cinematográfica. A demanda popular por esse cosmético deu-se logo depois, quando as mulheres encontraram nele a cobertura, o aspecto aveludado e a cor facial desejáveis. A partir daí, a variedade e a popularidade das bases faciais expandiram-se muito.

 

Bases

Bases

 

Formulação
Existem essencialmente quatro formulações para as bases faciais: oleosas, aquosas, isentas de óleo e isentas de água ou anidras. Os produtos oleosos são elaborados para pele seca e os aquosos podem ser adaptados para todos os tipos de pele. As formulações isentas de óleo são usadas nas bases para pele oleosa, enquanto as formas anidras são para uso extremamente prolongado e para camuflagem ou finalidades teatrais.
As bases oleosas são emulsões de água em óleo contendo pigmentos suspensos em óleo, como óleo mineral ou álcool de lanolina. Óleos vegetais (como os de coco, de gergelim, de açafrão) e ésteres sintéticos (como o miristato de isopropila, o palmitato de octila, o palmitato de isopropila) também podem ser incorporados. A água evapora da base após a aplicação, deixando o pigmento em óleo na face. Isto causa uma sensação de umidade na pele, especialmente desejável em pacientes com pele seca. As bases oleosas não mudam a cor ao se misturarem com a secreção sebácea, já que a cor é inteiramente desenvolvida na fase oleosa da formulação. Essas bases são fáceis de aplicar, já que o pigmento pode ser espalhado na face por até 5 minutos antes de se fixar.
As bases faciais aquosas são emulsões de óleo em água contendo pequena quantidade de óleo, no qual o pigmento é emulsificado com quantidade relativamente grande de água. O emulsificante primário geralmente é o sabão (trietanolamina, surfactante não-iônico). O emulsificante secundário, presente em menor quantidade, geralmente é o estearato de glicerila ou o estearato de propilenoglicol. Essas bases populares são apropriadas para os tipos de pele minimamente seca a normal. Como o pigmento já está desenvolvido em óleo, esse tipo de base também não fica sujeito a mudança de cor. O tempo de atuação é menor do que o das bases oleosas em virtude de menor conteúdo de óleo. Esses produtos geralmente são acondicionados num frasco.
As bases faciais isentas de óleo não contêm óleos animais, vegetais ou minerais. Contêm outras substâncias oleosas, como silicones dimeticona ou ciclometicona. Essas bases geralmente são elaboradas para indivíduos com compleições oleosas, já que deixam a pele com uma sensação de ressecamento. O silicone não é comedogênico e é hipoalergênico, sendo responsável pela tremenda popularidade desse tipo de formulação de base facial. Esses produtos geralmente são líquidos e acondicionados em um frasco.
As bases faciais com controle de óleo não devem ser confundidas com aquelas isentas de óleo. Todas as bases faciais contêm um mata-borrão elaborado para absorver a secreção sebácea. As bases faciais com controle de óleo simplesmente contêm mata-borrões adicionais, como talco, caolim, amido ou outros polímeros elaborados para absorver a secreção sebácea em concentração mais alta. Geralmente, baseiam-se na dimeticona; entretanto, pode ser acrescentado óleo mineral a algumas formulações. Desta forma, as bases com controle de óleo não são, necessariamente, isentas de óleo.
As bases isentas de água ou anidras são à prova d’água. Óleo vegetal, óleo mineral, álcool de lanolina e ésteres sintéticos formam a fase oleosa, que pode ser misturada a ceras para formar um creme. Altas concentrações de pigmento podem ser incorporadas à formulação, produzindo uma base facial opaca. Os agentes de coloração baseiam-se no dióxido de titânio com óxidos de ferro, ocasionalmente combinados com azul ultramarino. O dióxido de titânio atua como encobridor facial ou agente de cobertura. Esses produtos podem estar em frascos, tubos, ser removidos de um compacto ou retirados de um bastão. Essas bases são bem adequadas para uso em pacientes com cicatrizes faciais que requeiram camuflagem.

Bases Faciais

Bases Faciais


Características da superfície

As bases faciais são fabricadas em vários acabamentos, incluindo os seguintes: fosco, semifosco, semifosco úmido e brilhante. O acabamento é a característica de superfície de um cosmético. As bases com acabamento fosco produzem uma aparência sem contraste, sem brilho e, em geral, são isentas de óleo. São boas para pacientes com pele oleosa que tendem a desenvolver um certo brilho depois de ser aplicada uma base. Um acabamento semifosco tem brilho mínimo e, em geral, é base isenta de óleo ou aquosa com um conteúdo mínimo de óleo. Esse acabamento tem bom desempenho em pele do tipo discretamente oleoso a normal.
Uma base com mais brilho é conhecida como semifosca úmida e, em geral, é aquosa, com um conteúdo moderado de óleo. Esse acabamento tem bom desempenho em peles do tipo normal a seca. Os acabamentos brilhantes são encontrados em bases oleosas e apropriados somente para pessoas com pele seca. As mais brilhantes apresentam aumento do conteúdo de óleo e também têm aumento da capacidade de hidratar.

Aplicação
A base selecionada deve combinar, o máximo possível, com a cor facial natural. Isto pode ser difícil, já que o nariz e as faces têm tons mais vermelhos que a fronte e o mento. A base é combinada com a pele ao longo da linha da mandíbula porque é ali que a cor deve ser misturada cuidadosamente abaixo do mento. Bases faciais que não combinam com o tom da pele, em geral, deixam um traço na linha da mandíbula. A cor de uma base deve ser escolhida à luz do sol; as luzes fluorescentes artificiais e fortes usadas na maioria das lojas distorcem a percepção da cor.
Em geral, a base facial deve ser aplicada com as pontas dos dedos. Um pouco deve ser colocada na fronte, no nariz, nas faces e no mento, e depois misturada com movimento circular leve até que se espalhe igualmente por toda a face, incluindo os lábios. Deve-se ter cuidado especial ao esfregar a base na linha do cabelo, no trago e abaixo do mento. A base também deve ser passada em torno dos olhos e, se desejado, aplicada à pálpebra superior inteira. Deve-se permitir que a base seque até que não possa mais ser removida com o toque leve. Se for desejada uma cobertura adicional, poderá ser aplicada uma segunda camada de base.

Reações adversas
As bases faciais são causa rara de dermatite de contato alérgica e de dermatite por irritante. Geralmente, a fragrância ou os ingredientes conservantes são responsáveis pela maioria dos casos de dermatite de contato alérgica relatada. A dermatite de contato por irritante primário é muito mais comum, já que esse produto é usado por pacientes por 8 horas ou mais, diariamente. A base facial pode ser testada previamente em teste de contato aberto ou fechado.
Algumas bases faciais são rotuladas como indicadas “para pele sensível”. Não está claro o que exatamente essa alegação de marketing significa. A avaliação desses produtos não revela a retirada de qualquer substância química ou de grupo de alérgenos em particular. Esses produtos algumas vezes contêm uma substância que sabidamente suaviza a pele, como a alantoína. Talvez essa formulação seja elaborada para minimizar qualquer dermatite resultante do uso do produto, permitindo que a paciente continue a usar a base facial.

 
3
Jun

Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise®

 
Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise®

Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise®

O Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise® é uma coleção de produtos anti-idade de avançada tecnologia com resultados comprovados para proporcionar uma pele com aparência mais jovem. Quando os produtos são utilizados em conjunto, elimina-se os sinais visíveis do envelhecimento, revelando assim uma pele suave e radiante que você pode ver e sentir.

Após 12 semanas de testes clínicos, dermatologistas constataram:

  • 83% obtiveram redução nas linhas finas e rugas.
  • Até 25% de melhora na elasticidade da pele.
  • 100% ficaram com a pele mais macia e nutrida.
  • 46% de melhora na uniformização do tom de pele.

 

Na medida em que a pele envelhece, sua capacidade de renovação diminui. Ela se torna mais seca, menos firme e menos radiante. O Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise® age para neutralizar esse processo ao remover as células mortas, diminuir as linhas finas e rugas e ao manter a pele hidratada, revitalizar as células da pele e restaurá-la.

Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise®

Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise®

  • Suaves partículas de limpeza contidas no Creme de Limpeza 3 em 1 removem as células mortas através da esfoliação.
  • O complexo patenteado TimeWise® presente no Creme de Limpeza 3 em 1 e no Hidratante Redutor de Linhas de Expressão reduz as linhas finas e rugas, através da aceleração do processo natural de renovação da pele.
  • Uma maravilhosa mistura de umectantes contida no Hidratante Redutor de Linhas de Expressão mantém a pele hidratada.
  • Os extratos botânicos nutritivos da Solução Diurna com FPS 25 ajudam a restaurar a pele enquanto o filtro solar a protege dos raios nocivos do sol.
  • Um peptídeo anti-idade contido na Solução Noturna estimula a produção de colágeno para firmar a pele e deixá-la macia.

Disponível nas versões pele mista/oleosa e normal/seca.

O Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise® contém: Creme de Limpeza 3 em 1 TimeWise (versões pele mista/oleosa e normal/seca), Hidratante Redutor de Linhas de Expressão TimeWise (versões pele mista/oleosa e normal/seca), Solução Diurna com FPS 25 TimeWise e Solução Noturna TimeWise.

Compre Agora:

Mary Kay® – Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise® – Anti-Idade (Normal/Seca)

Mary Kay® – Sistema Anti-idade de Cuidados com a Pele TimeWise® – Anti-Idade (Mista/Oleosa)